한국어 English 日本語 中文简体 Deutsch Español हिन्दी Tiếng Việt Русский LoginCadastre-se

Login

Bem-vindo(a)!

Obrigado por visitar a página web da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial.

Você pode fazer login para acessar a área exclusiva para os membros da página web.
Login
Usuário
Senha

Esqueceu-se da Senha? / Cadastre-se

Verdades Fundamentais

Mt. 22:1-14 『O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.』

Nestas palavras ditas por Jesus, é claro que há uma regra para o povo de Deus usar veste nupcial ao participar do banquete de bodas do céu. É uma promessa que fazemos com Deus.

Do mesmo modo, quando guardamos culto a Deus, existem certas regras. Os cultos devem ser guardados de acordo com o ensinamento de Deus. Em primeiro lugar, devemos estar cheios de reverência ao render culto a deus, e em segundo lugar, as mulheres devem usar o véu.

Todas as mulheres da Igreja de Deus usam o véu durante o culto, seguindo os ensinamentos do segundo Cristo Ahnsahnghong, desta maneira, podem guardar culto a Deus com reverência. Os homens não devem cobrir a cabeça no culto.

Deus nos deu a regra do véu como um sinal, para representar a autoridade de Deus. Mesmo que esta regra pareça pequena, não podemos descuidá-la. Nenhum dos mandamentos de Deus se estabeleceu sem um significado. Todas as regras foram dadas ao povo de Deus por ser necessárias para nossa salvação e nos permitir entrar no reino de Deus.

Os. 8:12 『Embora eu lhe escreva a minha lei em dez mil preceitos, estes seriam tidos como coisa estranha.』

Se desprezarmos as leis de Deus, Ele desprezará a nós.


O véu da mulher é mandamento de Deus

Cristo mandou que durante o culto os homens não cobrissem as cabeças, e que as mulheres cubram.

1Co. 11:1-6 『Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.』

O apóstolo Paulo pôs ênfase que seus ensinamentos vinham de Cristo, e não de sua opinião pessoal.

1Co. 11:4-5 『Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.』

Através dos ensinamentos de Cristo, descobrimos que os homens não devem cobrir a cabeça, mas que as mulheres devem cobri-la ao guardar o culto.

Durante a época de Moisés, a cabeça da mulher representava o homem. Assim, era vergonhoso para a mulher descobrir a cabeça perante o homem ou perder seu cabelo. Por efeito, quando um judeu escolhia se casar com uma escrava gentio, tinha que lhe rapar a sua cabeça para limpar sua anterior ignorância de Deus.

As palavras “como se a tivesse rapada”, se refere a esta situação vergonhosa.


O véu da mulher se mostra no processo da criação

Também durante a criação, podemos ver que o homem não deve cobrir a cabeça, mas que a mulher tem que cobri-la na presença de Deus.

1Co. 11:7-9 『Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem.』

Deus criou a Eva como ajuda para Adão. Na obra da pregação da Nova aliança, o homem é a cabeça e a mulher é a ajuda. Contudo, os homens não devem ignorar arrogantemente suas companheiras. Como está escrito.:

1Co. 11:11-12 『No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.』

Pode o evangelho se cumprir somente com o trabalho do homem? Ou poderia somente com o trabalho da mulher? Homens e mulheres devem ajudar-se mutuamente na obra do evangelho. Ambos devem se dedicar às suas missões e ser fieis aos seus ministérios e posições dadas por Deus.


O véu da mulher é mostrado na “própria natureza”

Nossa própria natureza, que Deus nos deu, nos ensina que os homens não devem cobrir a cabeça, mas as mulheres sim.

1Co. 11:13-15 『Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?』

Este versículo implica que não é próprio que a mulher guarde o culto a Deus com a cabeça descoberta. Sabemos inconscientemente que o homem que deixa crescer o cabelo parece ruim e vergonhoso. Deus deu ao homem “a natureza” de não cobrir a cabeça.

“Pelo contrário, se a mulher deixar crescer o cabelo é uma glória, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha”. De maneira contrária ao homem, se uma mulher tem o cabelo curto, não parece muito bonita. Quando uma mulher tem cabelo cumprido que lhe cubra a cabeça, parece bonita, o qual lhe é honroso. Isto se deve ao que Deus deu a mulher “a natureza” de se sentir bonita quando o cabelo grande lhe cobre a cabeça.

Através da “própria natureza”, Deus nos ensinou que o homem não deve cobrir a cabeça, mas que a mulher deve cobrir. O versículo 15, “o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha”, significa que Deus utiliza o cabelo cumprido da mulher para ensiná-la inconscientemente que é próprio para ela cobrir a cabeça.

Graças aos apóstolos que pregaram o evangelho, os ensinamentos de Cristo se espalharam em diversas regiões do Mediterrâneo. Inicialmente, a regra do véu era cumprida sem resistência. Mas conforme as pessoas defendiam a igualdade de gêneros, surgiu uma pergunta: “Há alguma razão para que a mulher use o véu, enquanto o homem não?” Na região de Corinto, as mulheres rejeitaram a regra do véu. E em um esforço para mudar sua incorreta forma de pensar, o apóstolo Paulo pôs ênfase de que a mulher devia cobrir a cabeça, explicando o profundo significado desta regra.


O véu da mulher pode ser visto nos títulos da Bíblia

Algumas versões da Bíblia incluem títulos que resumem o conteúdo do capítulo que segue. Vejamos alguns títulos usados para 1 Coríntios 11.

A Bíblia Latino America – O véu das mulheres
Bíblia Americana São Jerônimo – O homem deve orar com a cabeça descoberta, a mulher tendo-a coberta

Estes versículos mostram o verdadeiro propósito do apóstolo Paulo ao escrever este capitulo. 1 Coríntios 11 é uma lista de razões pelas quais as mulheres devem cobrir a cabeça durante o culto. Nenhum mandamento de Deus é trivial. Todos os mandamentos que nos deu são para nossa salvação e para que recebamos bênçãos celestiais. As mulheres devem cobrir a cabeça quando guardam o culto ou quando oram, para que possam glorificar a Deus.

A Bíblia diz que a arrogância é idolatria.


Os homens não devem cobrir a cabeça

Em algumas igrejas, os sacerdotes cobrem suas cabeças, mas este ensinamento não prove da Bíblia.

Muito tempo atrás, quando Moisés desceu do monte Sinai com os dez mandamentos, os israelitas não podiam olhar diretamente o rosto dele, porque resplandecia depois de falar com Deus. O povo tinha medo de se aproximar dele, por isso ele colocou um véu sobre o rosto. E quando ia falar com Deus, tirava-o (Ex. 34:29-35). Desde então, os israelitas estavam cobrindo o rosto com um véu quando liam o Antigo Testamento.

Assim como Moisés, quando ele tirou o véu diante de Deus, devemos nos encontrar com Deus (Cristo) sem véu. Neste exemplo, o véu não é sobre o véu que cobre a cabeça da mulher, mas o véu ou o pano que cobria o rosto de quem lia o Antigo Testamento.

Através de 1 Coríntios 11, entendemos que as mulheres devem cobrir a cabeça durante o culto e que os homens não devem cobrir a cabeça. E por 2 Coríntios 3, entendemos que, agora, independentemente do gênero, é preciso tirar o véu que cobre o rosto, que nos permite abrir os olhos para ver claramente a verdade do Antigo Testamento.