한국어 English 日本語 中文简体 Deutsch Español हिन्दी Tiếng Việt Русский LoginCadastre-se

Login

Bem-vindo(a)!

Obrigado por visitar a página web da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial.

Você pode fazer login para acessar a área exclusiva para os membros da página web.
Login
Usuário
Senha

Esqueceu-se da Senha? / Cadastre-se

É proibido copiar e distribuir os sermões em texto. Por favor, guarde o que compreendeu através dos sermões no seu coração e espalhe-o pela fragrância de Sião.

Eu Lhes Darei

Deus nos disse: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças” (1Ts. 5:16-18). “Dai graças em tudo”. Estas palavras significam que devemos estar agradecidos sempre, independentemente das circunstâncias, sejam boas ou más, fáceis ou difíceis.

Se Deus nos disse para dar graças em tudo, deve ter uma razão para que tenhamos que estar agradecidos. Sempre recebemos abundante amor de Deus. Tudo o que possuímos: desde nossa sabedoria e talentos até a nossa fé em Deus, que facilmente consideramos como nossas capacidades, provém de Deus. Espero que todos os membros da família de Sião deem graças e glória a Deus todos os dias por nos proporcionar tudo para o nosso futuro.

Que tens tu que não tenhas recebido?


Cada vez que faço algo, recordo de uma história. Um dia, quando finalmente foi possível clonar os humanos graças aos avanços científicos, um cientista desafiou Deus: “Eu também posso fazer o homem como você fez”. Então, Deus disse: “Faça-lo”. Quando ele estava a ponto de clonar um humano, envaidecido, Deus disse:

“Este é o meu pó. Por que você não usa o seu?”

O homem não pode criar algo do nada. Mesmo com o avanço da ciência, não podemos fazer nada se Deus mandar que façamos algo com nossas próprias coisas, e não com as coisas de Deus.

1Co. 4:7 『Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?』

Há muitas pessoas influentes no mundo: poderosos, ricos, eruditos, etc. Quem deu a eles o poder, riqueza, sabedoria e conhecimento? Deus deu a elas todas essas coisas. E elas apenas utilizam todas aquelas coisas. Compreendendo este fato, não devemos nos gloriar de nossa sabedoria, riqueza ou poder, mas apenas de Deus, quem nos deu tudo (Jr. 9:23-24).

Gn. 1:29 『E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.』

Ganhamos força ao comer alimentos, como todos os grãos e frutos que Deus criou, para poder nos mover e pensar. Se Deus não houvesse dito: “Eis que vos tenho dado todas as ervas e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento”, como todos os seres viventes poderiam ter sobrevivido? Deus nos concede uma graça tão maravilhosa gratuitamente. No momento em que nos separarmos da graça de Deus, não poderemos fazer nada. Assim como um ramo não pode cumprir sua função se cai da árvore, não poderemos desempenhar nossos papéis adequadamente se não permanecermos em Deus (Jo. 15:1-8).

Sem receber nada de Deus, não podemos sustentar nossa vida. Necessitamos valorizar o que temos recebido de Deus e baixar nossa postura com humildade, nos sentindo alegres e agradecidos em Deus todo o tempo.

Dou-te coração sábio e inteligente


A Bíblia apresenta várias cenas onde Deus disse: “Eu lhes dou” ou “Eu lhes darei”. Vejamos quais mudanças ocorrem quando recebemos algo de Deus.

1Rs. 3:7-14 『Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; [...] povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. Disse-lhe Deus: [...] eis que faço segundo as 25tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias.』

Salomão não se destacava muito, porém após receber sabedoria e inteligência de Deus, se tornou suficientemente grande para surpreender o mundo. Ele recebeu riqueza e honra além de grande sabedoria. Sua fama se estendeu pelas nações vizinhas. Inclusive a rainha de Sabá visitou Salomão com grande quantidade de tesouros para ouvir sua sabedoria.

Na história da Bíblia, não apenas Salomão, mas todos os que receberam algo de Deus, mostraram talentos notáveis na área dada por Deus, e chegaram a ter uma grande influência sobre muitas pessoas. Quando Deus disse a alguém: “Dou-te a sabedoria”, este se tornou muito sábio; quando Deus disse a outro: “Dou-te a fé”, este chegou a ser um homem de grande fé; e quando Deus disse a outro: “Dou-te a paixão para pregar”, ele se tornou muito fervoroso na pregação. Um homem insensato e imprudente se convertia em uma nobre pessoa, e um homem tímido que nem sequer podia dizer uma palavra, chegava a ser um valente guerreiro.

Se utilizarmos nossos talentos recebidos de Deus para revelar a glória de Deus, a glória será ainda maior. Como os antepassados da fé, espero que todos os membros da família de Sião iluminem a glória de Deus brilhantemente utilizando completamente os talentos dados por Deus, onde quer que estejamos.

Eu lhes dou a vida eterna


Vamos pensar nas bênçãos que temos recebido enquanto vivemos nesta época. Então poderemos compreender quantas coisas Deus nos deu e quão grandes e maravilhosas elas são.

Jo. 10:24-28 『[...] Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.』

A Salomão foi concedido a sabedoria, mas nós temos recebido a bênção da vida eterna de Deus em Sião. Não importa quanta riqueza um homem tenha, nem quão grande seja seu poder, ele não pode desfrutar disto para sempre nesta terra. Contudo, os que receberam a vida eterna de Deus, não têm limites. Já que Deus disse que a possuiriam para todo o sempre, não há maior bênção que esta em todo o universo (Dn. 7:18).

Jo. 13:34 『Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.』

Deus nos ama tanto que nos deu a vida eterna e também um novo mandamento. Deus disse: “Novo mandamento vos dou”. Um novo mandamento se refere à Nova Aliança. Cerca de 600 anos antes de Jesus vir a esta terra, Deus já havia prometido através de um profeta que estabeleceria uma Nova Aliança. Esta é um presente muito precioso que Deus nos deu.

Jr. 31:31-34 『Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. [...] esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.』

Jesus, que é Deus em sua natureza, cumpriu exatamente a profecia sobre o estabelecimento da Nova Aliança (Lc. 22:7-20). Todos que aceitam a verdade da Nova Aliança através da promessa de Deus, recebem a vida eterna e o perdão de pecados, e se tornam o povo de Deus. Deus disse que tirará todas as nossas transgressões e pecados e que nos perdoará através da Nova Aliança. Que grande bênção e graça!

Nunca devemos negligenciar esta bênção de Deus. Os que não receberam a Nova Aliança, o novo mandamento, não podem ser perdoados de todos seus pecados que cometeram no céu e na terra. Deus afirmou que seria o Deus dos que guardam a Nova Aliança. Também prometeu a eterna herança celestial, que nunca se desvanecerá, a todos os que habitam em Sião e creem no Espírito e na Noiva, bem como na verdade da Nova Aliança.

A fé de dar graças pelas bênçãos que recebemos


Necessitamos refletir sobre nós mesmos para ver quantas vezes temos dado graças ao Pai e à Mãe celestiais desde o mais profundo de nosso coração por este precioso presente que temos recebido deles. Quando compreendemos quão grandes e maravilhosas são as bênçãos que Deus nos deu, naturalmente chegamos a dar graças e louvores a Deus.

Observemos cuidadosamente o mundo espiritual. Quem são os mais abençoados nos 66 livros da Bíblia? A quem foi concedida mais abundantemente a graça de Deus, do que a qualquer outro? Somos nós. É muito importante que tenha sido permitido a nós viver nesta terra, e que tenhamos recebido as bênçãos do perdão de pecados, da vida eterna e a bênção de poder receber o Pai e a Mãe celestiais. Não precisamos invejar Salomão, Davi, Pedro, João nem Paulo. Somos os mais invejados entre todos os personagens da Bíblia, e estamos percorrendo o caminho da fé no ambiente mais invejado. Por favor, lembrem-se disto.

Quando regressarmos ao céu, nossa eterna pátria, receberemos tudo o que Deus prometeu nos dar. Já que Deus disse: “Eu lhes dou a vida eterna”, receberemos a enorme bênção da vida eterna, e de acordo com suas palavras: “Lhes darei o reino dos céus como herança”, também receberemos toda a herança celestial. Deus nos recompensará por todos nossos esforços pelo evangelho e nos converterá em sacerdócios reais. Então, não há maior glória e poder que este, certo?

Nesta terra, não precisamos considerar se somos superiores ou inferiores em status social, se somos ricos ou não, ou se nossas circunstâncias são favoráveis ou desfavoráveis. Se encontramos uma situação difícil, deve ter algo benéfico que possa nos refinar e ajudar a crescer. Como família de Sião, não esqueçamos o mundo espiritual, entregando-nos a este mundo físico, e ponhamos nossa esperança no eterno reino dos céus aonde iremos, ao invés de nos centrarmos nas coisas desta terra que logo deixaremos.

Cada palavra de Deus deve ser cumprida assim como é; nem um i ou um til será tirado até que tudo seja cumprido. Se as dificuldades nos impedem e afligem, recordemos que deve existir a providência de Deus que deseja nos designar como sacerdócios reais no céu. Devemos dar graças por tudo o que Deus nos tem dado: todos os que estão conosco, nossa sabedoria, talentos, etc. Apenas então poderemos obedecer ao mandamento de Deus de “dai graças em tudo”.

Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado


Tudo o que Deus nos dá é um precioso presente; nada deve ser rejeitado. Se Deus disse: “Eu lhes dou”, todos devemos receber, dizendo “amém”. Não devemos hesitar em recebê-lo. Se avançarmos, dependendo somente das palavras de Deus, poderemos presenciar a obra que surpreenderá todas as pessoas do mundo.

Js. 1:1-8 『Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. [...] serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. [...]』

Deus declarou que daria ao seu povo todo o lugar que pisasse a planta de seus pés e que o faria exitoso em tudo o que fizesse. Deus fez essa promessa nos dias de Josué, mas também se aplica a nós que guardamos a lei da Nova Aliança hoje em dia. Já que Deus se manifestou: “Tudo é possível para quem crê”, devemos crer nesta promessa e pregar o evangelho em Samaria e até aos confins da terra.

Deus prometeu dar a vida eterna aos que pregam o evangelho da Nova Aliança a muitas almas, para que elas não pereçam. Esta obra não é algo que deve ser cumprido pelos que foram selecionados especialmente. Todos nós somos os que têm recebido a missão de Josué. Deus dá poder aos que trabalham e o Espírito Santo aos que pedem (Lc. 11:13). Avancemos sem duvidar e despertemos as pessoas que ainda não conhecem o valor dos presentes que Deus dá a humanidade gratuitamente.

Deus deu sabedoria a Salomão, o poder de pregar ao apóstolo Paulo, a fé a outro, e língua fluente a outro, para transmitir plenamente sua vontade. No lugar de pensar com orgulho que todo o poder é nosso, precisamos realizar nossos próprios papéis como partes de Cristo e mostrar a glória de Deus, utilizando os dons dados por Deus.

Tudo o que recebemos de Deus é precioso. Temos recebido o novo mandamento, a Nova Aliança, a vida eterna, a sabedoria e a fé; todos são inestimáveis para nós. Se Deus nos houvesse dito que não devemos usar suas coisas, mas apenas as nossas para alcançar a salvação, nunca teríamos sido capazes de dar nem um passo ao céu. Contudo, Deus nos disse que venhamos com suas coisas. Então, se nos apegarmos a elas, podemos alcançar o eterno reino dos céus.

Temos recebido o Pai e a Mãe celestiais e percorremos o caminho da fé na época mais invejada pelos antepassados da fé. Como os que são grandemente abençoados, vamos compreender o valor das bênçãos que temos recebido de Deus segurando-as firmemente até o fim, dando mais graças e glória a Deus Elohim.