É proibido copiar e distribuir os sermões em texto. Por favor, guarde o que compreendeu através dos sermões no seu coração e espalhe-o pela fragrância de Sião.
Deus Elohim
É natural que os filhos conheçam os pais e que façam a vontade dos pais. Da mesma maneira, o dever fundamental do homem é conhecer a Deus e guardar seus mandamentos. Todos os homens devem conhecer a Deus, que veio ao mundo como a luz da verdade. Não obstante, não é fácil reconhecê-lo, porque o diabo chamado de “deus deste século”, cegou o entendimento deles para que não vissem a luz da glória de Cristo (2Co. 4:4).
Os. 6:1-3 『… Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.』
Aqui Deus nos diz que o conhecimento a respeito dele é um requisito para receber o Espírito Santo da chuva serôdia. É necessário que tenhamos um correto entendimento sobre Deus, para que possamos estar revestidos da armadura do Espírito Santo e cumpramos a profecia de que o menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte.
Por esta razão, a Bíblia nos aconselha que prossigamos em conhecer a Deus e em edificar nossa fé sobre a rocha. A respeito do Deus que nós devemos conhecer, neste capítulo, vamos ter um tempo de estudar sobre Deus que é descrito no plural.
O Deus com a imagem masculina e o Deus com a imagem feminina
Normalmente chamamos nosso Criador de “Deus Altíssimo”, e consideramos que Deus é um só. Mas, Deus que criou todas as coisas e o homem em Gênesis, é Deus no plural.
Gn. 1:26-27 『Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.』
Se um artista utilizar um modelo masculino, pintará o retrato de um homem. Mas, do contrário, se utilizar um modelo feminino, obterá o retrato de uma mulher. Deus Criador criou o homem à sua própria imagem, e assim criou homem e mulher. Isto indica que existem dois Deuses, um com a imagem masculina e outro com a imagem feminina.
A respeito desta parte sobre as duas imagens de Deus, até agora, os estudiosos da Bíblia enfatizavam Deus Pai, relatando Deus sempre como uma figura masculina, mas eles nunca mencionaram Deus que tem a imagem feminina. Embora a Bíblia descrevendo Deus como masculino e feminino, mas isso contraria a tradição e a doutrina deles. Por causa disso, eles tentaram ignorar esta verdade, considerando que é uma heresia crer em Deus Mãe, porque esta verdade sobre Deus Mãe era contra a tradição e a doutrina da igreja.
Não obstante, a verdade se revelará sem falta no seu devido tempo. A condição para receber o Espírito Santo da chuva serôdia está em prosseguir em conhecer a Deus. Esta foi a palavra de Deus que devemos lembrar. Quase todo o mundo conhece o Deus que dividiu o Mar Vermelho. Até mesmo os que não são cristãos conhecem o Deus que criou Adão e Eva, e que criou todas as coisas em seis dias.
Então, que aspecto de Deus temos de prosseguir em conhecer? Além de Deus Pai que tem a imagem masculina, quando conhecermos Deus Mãe que tem a imagem feminina, teremos um pleno entendimento de todos os princípios de vida e sabedoria descritos nos 66 livros da Bíblia.
Adão e Eva foram criados à imagem de Deus. Primeiro, Deus criou Adão, e logo decidiu criar uma mulher idônea para servir de ajuda a ele. Para isso, Deus fez cair sono profundo sobre Adão, e fez Eva de uma das costelas de Adão (Gênesis 2).
Por que Adão precisava da mulher Eva que serve de ajuda a ele? O homem não pode dar à luz os filhos nem amamentá-los. Quando Deus criou os seres humanos, encarregou este privilégio à mulher.
Quando Deus criou Adão e Eva, Adão tinha o seu próprio trabalho e Eva também tinha o seu próprio trabalho encarregado por Deus. Adão era figura do que havia de vir (Rm. 5:14). Do mesmo modo, sua esposa Eva representa a Esposa do Cordeiro, que é Cristo em sua segunda vinda. Esta surpreendente verdade estava escondida em Gênesis.
Devemos compreender o ministério que será feito quando Deus aparecer em figura masculina, e também o ministério que será feito quando Deus aparecer em figura feminina. Este é o ponto de partida para que possamos compreender Deus.
O papel da Mãe é dar vida
Vamos ampliar nosso conhecimento sobre Deus através da sua providência na criação do homem à sua imagem.
Gn. 2:4-24 『… Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente … para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.』
Gn. 3:20 『E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.』
Através do que aparece em Gênesis, podemos encontrar uma providência escondida: Cristo simbolizado por Adão, a Noiva de Cristo simbolizada por Eva, e os seres humanos simbolizados pelos filhos de Adão e Eva. Na verdade, Adão representa Cristo, Eva representa a Noiva de Cristo, e os filhos de Adão e Eva, que são Abel e Caim, representam todos os homens que vivem na terra: Abel simboliza os que serão salvos, e Caim, os que não serão salvos.
Através de todos os conteúdos que já vimos, a Bíblia descreve Deus Pai e Deus Mãe que são as divindades distintas como masculina e feminina. Até agora, se os pensamentos das pessoas estiveram com o preconceito de que existe um só Deus, de agora em diante, nós devemos seguir a orientação da Bíblia. Se seguirmos o ensinamento da Bíblia que conta com a vontade de Deus, alcançaremos a salvação.
A história humana dirigida por Deus Elohim
Através da Bíblia, vamos ver a obra de Deus, que apareceu como Nós.
Gn. 11:1-9 『Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar … Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: … e o SENHOR disse: … Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel …』
Em Gênesis 1, Deus Criou homem e mulher, dizendo: “Façamos o homem”. Em Gênesis 11, vemos os Deuses trabalharem juntos, dizendo: “Desçamos e confundamos”. Aqui também podemos encontrar Deus masculino e Deus feminino desfazendo a soberba dos homens e impedindo-os de continuar com sua má obra.
Is. 6:7-10 『… Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim …』
Deus disse no livro de Isaías: “Quem há de ir por nós?” Com isso também podemos entender que tanto Deus Pai como Deus Mãe trabalham juntos fazendo a obra do evangelho para a nossa salvação.
Em muitas partes da Bíblia podemos ver os Deuses trabalhando juntos. Se verificarmos as partes da Bíblia em que aparece a palavra “Deus”, no texto original em hebraico, podemos ver a palavra El ou Eloah que significa Deus em singular. Mas, no caso de ser Deus em plural, podemos ver Elohim, o plural da palavra Eloah. Em outras palavras, Elohim é o termo correspondente a Deuses.
O Deus que criou todas as coisas e os seres humanos foi Deus Elohim que fez tudo isso, dizendo: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Desde o princípio, Deus Pai e Deus Mãe têm trabalhado juntos. Quando eles desfizeram a soberba dos homens que tentaram construir a Torre de Babel, trabalharam juntos, como está escrito: “Desçamos e confundamos”. Até mesmo quando Deus chamou o profeta Isaías, foi Deus Elohim que disse: “Quem há de ir por nós?” Assim, vemos que Deus Pai e Deus Mãe, que são Deus Elohim, trabalharam juntos.
Deus Elohim há de aparecer no seu devido tempo como o Espírito e a Noiva
Então, vamos verificar quando aparecerão em carne os Elohim, quer dizer, Deuses, que já existiam. Já que os Elohim estavam juntos no princípio da Criação, eles estarão juntos para finalizar a obra da redenção.
1Tm. 6:14-16 『… até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!』
Os Elohim, Deuses Criadores, aparecerão no seu devido tempo, assim como Deus Pai apareceu com o nome de Jesus. Se os Elohim Criadores aparecerem em forma visível diante dos olhos humanos, eles virão em carne. A Bíblia profetiza que os Elohim aparecerão nesta terra como homem e mulher, inferior à aparência dos anjos. Mas, na verdade, esses Elohim são os Deuses Criadores que estão administrando a obra da salvação de seis mil anos.
Embora havendo um nome do Salvador para cada época, o nome do Deus feminino não aparece. Isso porque Deus Pai é o representante de ambos, de maneira que na placa do portão de uma casa aparece somente o nome do pai, apesar de que existe também uma mãe nessa casa.
Na Epístola aos Romanos, se explica que o pecado entrou no mundo por um homem, Adão. Na verdade, foi Eva quem pecou primeiro. Mesmo assim, se menciona somente o nome de Adão, porque ele é representante de ambos. O mesmo acontece com o nome do Salvador de cada época. Por isso, é usado simplesmente o nome de Deus Pai como um nome representativo.
Só Deus que tem imortalidade pode nos dar vida. Esse Deus aparecerá no seu devido tempo para nos dar a vida eterna. Então, vamos verificar em que forma Deus aparecerá.
Ap. 22:17 『O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.』
Aqui podemos ver que Deus aparece como o Espírito e a Noiva no seu devido tempo, para nos dar a água da vida.
Ap. 19:6-8 『Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.』
Ap. 21:9-10 『Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,』
No seu tempo determinado, os que aparecem são o Cordeiro e a sua Noiva, em outras palavras, Deus Pai e Deus Mãe. Nosso Pai e nossa Mãe apareceram para dar vida aos seus filhos nos últimos dias.
O livro intitulado “O MISTÉRIO DE DEUS E A FONTE DA ÁGUA DA VIDA”, descreve no seu capítulo 24, que o Espírito e a Noiva aparecerão e guiarão os gentios à salvação. Deus profetizou que mostraria a sua aparição, e esta profecia se cumpriu. Deus que nos dá vida apareceu como o Espírito e a Noiva. Por isso, agora o Espírito e a Noiva, que são o verdadeiro Deus, estão dando a água da vida a nós.
A serpente (diabo) é a inimiga da mulher (Mãe)
A Bíblia nos adverte sobre a existência de um inimigo que tenta impedir que reconheçamos a verdade sobre Elohim – Deus Pai e Deus Mãe –, com o fim de nos impossibilitar de receber a bênção da vida eterna. O inimigo é o diabo, que tenta levar-nos ao caminho da morte, impedindo-nos de conhecer a Deus, que nos dá a água da vida.
Gn. 3:14-15 『Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.』
Esta profecia foi cumprida parcialmente por Jesus em sua primeira vinda. O diabo é nosso inimigo, porque ele é o inimigo de Elohim, em especial da nossa Mãe.
A serpente (diabo) é uma perpétua inimiga da mulher. A mulher, que é a Mãe, nos guia à vida, mas a serpente, que é o diabo, tenta levar-nos à morte. Por isso, a inimizade que existe entre elas desde o princípio, continuará até o fim do mundo. O diabo, com suas palavras astuciosas, põe inúmeros obstáculos aos que desejam saber a verdade sobre a Mãe. O diabo, para nos impedir de conhecer a Mãe, que pode dar vida a nós, nega as Escrituras a respeito de Elohim, empregando todo tipo de táticas enganosas. Assim podemos ver que o diabo faz todo o possível para devorar nossas almas e levar-nos à morte.
Quanto mais obstáculos nos põe, mais alertas e vigilantes devemos estar, para podermos resistir ao diabo com um correto entendimento de Deus.
A Nova Aliança revela Deus Mãe
Através da Nova Aliança, podemos alcançar um completo entendimento de Deus. A Bíblia diz que a lei é nosso aio para nos guiar a Cristo (Gl. 3:24). Por isso, vamos nos aproximar de Deus Elohim mediante a Nova Aliança.
Edição Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original
Jr. 31:21-22 『… Porque o SENHOR criou uma coisa nova sobre a terra; uma mulher cercará a um homem.』
Aqui foi citada a versão acima para passar o significado do texto original hebraico onde se diz: “neqeba tesobeb gaber”. Por referência, "neqeba" significa mulher ou seja fêmea; "tesobeb", cercar ou seja proteger; e "gaber", homem ou seja varão.
Jr. 31:31-34 『Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá … Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembra-rei.』
Na Edição Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original, Jeremias 31:22 declara que uma coisa nova é que a mulher cercará o homem, e no versículo 31, a coisa nova se explica como o estabelecimento da Nova Aliança.
Se interpretamos isso fisicamente, o fato de que uma mulher cerca a um homem não é nada novo, mas considerando isso espiritualmente, podemos dar-nos conta do significado profundo que contém. A mulher (Eva) era uma parte do homem (Adão), porque foi formada de uma das costelas dele. Se Deus não tivesse tomado a costela do homem para formar a mulher, como a mulher poderia cercar o homem permanecendo dentro dele? Por esta razão, a coisa nova que Deus profetizou significa uma coisa que nunca antes havia acontecido: a aparição da Mãe que vivia dentro de Deus Pai.
A coisa nova há de ser feita neste mundo ao se estabelecer a Nova Aliança de Deus. Ele disse que através da Nova Aliança, inscreveria suas leis em nosso coração; e acrescentou: “Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles”.
Na expressão: “Eu serei o seu Deus”, no lugar de Deus aparece “Elohim” no texto original em hebraico. Quando compreendemos Deus Elohim através da Nova Aliança, todos conheceremos a Deus, desde o menor até ao maior de nós, como Deus disse.
Na Epístola aos Gálatas, vemos que Sara representa a Nova Aliança e a nossa Mãe.
Gl. 4:21-26 『Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças … Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos. Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;』
Portanto, Sara representa a Nova Aliança e a nossa Mãe, a Jerusalém lá de cima. Mediante a Nova Aliança encontramos a existência da nossa Mãe. Oseias disse: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR”. Temos cumprido esta palavra ao conhecer os Elohim, Deus Pai e Deus Mãe, através da Nova Aliança, para que possamos todos conhecer a Deus, desde o menor até ao maior de nós.
A descendência da mulher vencerá no final
Até mesmo o povo escolhido de Deus poderia ser destruído por falta de conhecimento (Os. 4:6). Sabendo isto, o diabo, como inimigo da Mãe, tentará até o fim do mundo pôr obstáculos à verdade da Mãe e devorar até os escolhidos. João viu a revelação do dragão, o inimigo da mulher, em pé sobre a areia do mar, para pelejar contra os restantes da descendência dela. Esta profecia está se cumprindo diante dos nossos olhos: o dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, está recrutando inúmeras pessoas como a areia do mar, chamadas de cristãos, para pelejar contra a Mãe e contra os que a seguem (Ap. 12:17).
Somos inferiores em número. Mas não precisamos sentir medo deles, porque Deus tem assegurado desde o princípio a vitória da nossa Mãe. A Bíblia descreve o destino final do diabo e da descendência da mulher: o diabo será atormentado no lago de fogo que não se apaga, e a descendência da mulher receberá a coroa da vida como “vencedores”, e desfrutarão da herança eterna para sempre.
Foram os Elohim que criaram o homem, declarando: “Façamos o homem à nossa imagem”; castigaram os homens pela sua má obra da construção da torre de Babel, dizendo: “Desçamos”; e eles mesmos chamaram Isaías como profeta, declarando: “Quem há de ir por nós?” Desta maneira, os Elohim, Deus masculino e Deus feminino, têm trabalhado juntos. De acordo com a promessa, apareceram como o Espírito e a Noiva no seu devido tempo, quer dizer, nos últimos dias, para nos dar vida. Agora vivemos felizes e alegres sob o reinado de Deus Elohim e assim lhes damos glória.
Abramos nossos olhos espirituais; nossa Mãe, a Jerusalém celestial, veio a esta terra para nos dar a vida eterna. Como seus filhos, devemos nos regozijar e nos alegrar por ela (Is. 66:10-14). Como filhos dos Pais celestiais, que reinam sobre nós e nos guiam, devemos seguir o Espírito e a Noiva por onde quer que forem.