É proibido copiar e distribuir os sermões em texto. Por favor, guarde o que compreendeu através dos sermões no seu coração e espalhe-o pela fragrância de Sião.
Busquem a Davi nos últimos dias
Nas palavras da Bíblia está contida a preciosa vontade que Deus quer que conheçamos. Hoje em dia, a Bíblia está traduzida em mais de dois mil idiomas, e está ao alcance de muitas pessoas no mundo. Mas, mesmo as pessoas lendo a Bíblia, a maioria delas não compreende o significado oculto das palavras nas profecias.
Em cada idioma, para estrangeiro pode haver algumas palavras difíceis de entender por não ser o seu idioma. Da mesma maneira, somente o povo de Deus pode compreender o idioma do reino dos céus. Por exemplo, nós que somos o povo de Deus conhecemos bem o que quer dizer a palavra: “Vem!”, que o Espírito e a Noiva dizem. Nós sabemos quando, aonde e por que eles nos dizem que venhamos; mas para os que não pertencem a Deus, não podem encontrar nenhum jeito de entender a palavra de Deus.
Então, entre tantas palavras da Bíblia, vamos verificar qual significado está contido na profecia: “Busquem a Davi nos últimos dias”.
Profecias a respeito de Davi
Os. 3:4-5 『Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar. Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do SENHOR e da sua bondade.』
O profeta Oseias testificou: o que o povo de Deus tem que fazer nos últimos dias é buscar a Davi. Isso porque há algo muito importante que não pode ser solucionado sem encontrar Davi. Através dos profetas do Antigo Testamento, Deus testificou repetidamente que Davi apareceria nos últimos dias.
Ez. 34:11-24 『Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão … Quanto a vós outras, ó ovelhas minhas, assim diz o SENHOR Deus: Eis que julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes … eu livrarei as minhas ovelhas, para que já não sirvam de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. Eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.』
O livro de Ezequiel foi escrito mais ou menos 450 anos depois da morte de Davi, rei de Israel. Em outras palavras, comparando a profecia: “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas”, com a profecia: “Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará”, podemos entender que Deus virá no nome de Davi nos últimos dias. Por isso, estas profecias se referem ao Davi espiritual e não ao Davi físico. O profeta Ezequiel também profetizou muitas vezes a respeito de Davi.
Ez. 37:24-27 『O meu servo Davi reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus juízos, guardarão os meus estatutos e os observarão. Habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual vossos pais habitaram; habitarão nela, eles e seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente. Farei com eles aliança de paz … eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.』
Deus profetizou que seu povo guardaria suas leis e seus estatutos no reinado de Davi. As profecias de Deus se cumprem sem falta. E, nós que estamos buscando a salvação, devemos compreender quando, com o quê e por que o Davi espiritual vem, para que sejamos ovelhas dignas de receber Davi que vem como pastor.
Somente os que receberem Davi poderão ser o povo de Deus, e somente o povo de Deus poderá ser salvo e ir ao céu. Portanto, devemos buscar a Davi.
Jesus Cristo que veio no nome de Davi
Se não conseguirmos encontrar Davi que vem nos últimos dias, não poderemos conhecer o segredo da vida que Deus quer revelar, e nem tampouco poderemos receber a salvação e a vida eterna, cujo caminho somente Deus conhece.
Ap. 5:1-5 『Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.』
A Bíblia testifica que o único que pode nos revelar o mistério de Deus é a Raiz de Davi, ou seja, Cristo que vem no nome de Davi. Se o mistério de Deus permanecer selado até o fim, como poderemos conhecer o caminho para a vida eterna e o reino dos céus?
Hoje em dia, nas livrarias podemos encontrar muitos comentários que interpretam a Bíblia com opiniões pessoais. Não importa quantas vezes um homem leia a Bíblia, ele não pode conhecer a vontade de Deus com sua própria sabedoria. Somente a raiz de Davi pode nos revelar o que foi escondido na Bíblia. Por esta razão, a Bíblia testifica que quem quiser obter a vida eterna e a salvação, deve buscar a Davi nos últimos dias.
Para receber Davi, primeiro devemos saber quem é o Davi profético e como podemos encontrá-lo.
Is. 9:6-7 『Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.』
Esta é uma profecia referente a Cristo, escrita por Isaías 700 anos antes que Jesus viesse a esta terra. O Davi que apareceu, segundo a profecia de que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi, refere-se a Jesus.
Lc. 1:30-33 『Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus … Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.』
Já que está escrito que Deus dará a Jesus o trono de Davi, seu pai, precisamos estudar que relação há entre Davi e Jesus. Se a profecia a respeito de Davi houvesse sido cumprida completamente por Jesus há dois mil anos, não teríamos que estudar hoje esta profecia. Entretanto, segundo a profecia de Ezequiel, Davi tem que aparecer como um pastor no dia de nuvens e de escuridão, nos últimos dias, e guiar seu povo representado pelas ovelhas.
Relação profética entre Davi e Jesus
Certamente existe uma relação profética entre Davi e Jesus, porque ao vermos as obras de Davi, existem as partes relacionadas que nos fazem compreender facilmente as obras de Jesus.
Primeiro, vamos estudar qual é a relação profética entre o reinado do rei Davi e o período do ministério de Jesus, enquanto ele estava em carne.
2Sm. 5:3-4 『… Ungiram Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos.』
Davi foi ungido aos trinta anos de idade, chegou a ser rei, e reinou durante quarenta anos. Então, vamos ver como Jesus, o Davi profético, cumpriu esta profecia.
Lc. 3:21-23 『E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar … ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério …』
Assim como Davi foi ungido aos trinta anos de idade, e chegou a ser rei dos israelitas, Jesus também recebeu o batismo, o qual é a unção espiritual, aos trinta anos de idade, e começou a pregar as boas-novas, como o rei que busca seu povo, os israelitas espirituais. O que devemos prestar atenção é que a vida pública de Jesus para o evangelho durou somente três anos, mesmo que Davi houvesse reinado quarenta anos. Por esta razão, Jesus deve vir de novo para revelar o segredo da verdade que estava selada.
Hb. 9:27-28 『E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.』
Jesus que viria pela segunda vez a esta terra seria batizado aos trinta anos de idade, e realizaria seu ministério de 37 anos restantes, a fim de cumprir os quarenta anos do seu ministério, profetizados como os quarenta anos do trono de Davi. Então, devemos conhecer qual é o sinal que testifica o segundo Davi, para podermos recebê-lo corretamente.
Is. 55:1-5 『Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite … Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos …』
Hb. 13:20-21 『Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem …』
Deus disse que faria uma aliança perpétua, pelas fiéis misericórdias prometidas a Davi, que é o nosso líder e nos guia ao reino dos céus. O “sangue da eterna aliança”, que o escritor de Hebreus testificou refere-se ao sangue da Páscoa da Nova Aliança. Em outras palavras, a aliança perpétua que era o amor misericordioso de Deus prometido a Davi, é a Nova Aliança; portanto, o Cristo, que vem no nome de Davi nos últimos dias, tem que nos trazer a Nova Aliança.
Senhor Ahnsahnghong, o Davi espiritual que veio pela segunda vez, trazendo a Nova Aliança
Hoje em dia, há muitas pessoas que clamam ser o Davi profético. Entre eles, quem é que nos guia ao caminho da vida eterna mediante a verdade da Nova Aliança, revela os segredos escondidos na Bíblia, nos ensina a realidade de Deus Elohim e a existência de Deus Mãe, e nos guia para guardar todas as leis e estatutos de Deus por meio das sete festas de três tempos?
Ele é Cristo Ahnsahnghong, o qual guia os mortais seres humanos ao caminho da vida eterna através da Nova Aliança. Ele é o Davi que apareceu nos últimos dias de acordo com as profecias da Bíblia, e ele é o segundo Cristo.
A vida eterna é o amor e a bênção que Deus nos dá gratuitamente. Nós temos que entregar a todas as pessoas esta graça e bênção que temos recebido gratuitamente, para que elas também possam receber Deus, o qual veio para a nossa salvação, em nome de Davi que devemos buscar nos últimos dias.
Os. 6:3-6 『Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR … Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.』
Sem conhecer o Davi profético que veio pela segunda vez nesta época, não poderemos receber a salvação que Deus nos concede. Cristo Ahnsahnghong, que veio como Davi, foi batizado em 1948, aos 30 anos de idade, e ascendeu ao céu em 1985 depois de cumprir os 37 anos do seu ministério. Até mesmo no seu cansativo e duro ministério de 37 anos, o Senhor Ahnsahnghong sempre nos permitiu coisas boas, abriu o caminho para a vida eterna restaurando todas as verdades da Nova Aliança, e nos fez conhecer a nossa Mãe celestial, a nova Jerusalém, a qual é a fonte da água da vida.
Nós agradecemos ao nosso Pai e à nossa Mãe celestiais que dirigem a obra do evangelho para nós com paciência e sacrifício, andando pelo caminho de sofrimento. Não importa o que as pessoas digam contra nosso Pai e nossa Mãe celestiais, porque eles são nosso Deus para sempre. Eles são nosso Deus Elohim sobre todas as coisas, benditos pelos séculos.
Estamos muito felizes e orgulhosos de ser filhos do Pai e da Mãe celestiais. Espero que sempre possamos dar graças e louvar a nosso Deus por sua graça e amor, e que possamos nos dedicar para buscar nossos irmãos e irmãs perdidos que estão espalhados por todo o mundo.