É proibido copiar e distribuir os sermões em texto. Por favor, guarde o que compreendeu através dos sermões no seu coração e espalhe-o pela fragrância de Sião.
Melquisedeque e Cristo
Nos 66 livros da Bíblia há muitos mistérios de Deus. Quando conhecermos os mistérios de Deus um por um, poderemos entender completamente a providência da salvação de Deus.
Entre os mistérios o maior é Cristo. Somente quando compreendermos Cristo, que é o mistério de Deus, poderemos receber a salvação e achar todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl. 2:2-3).
A Bíblia nos fornece a sabedoria que nos conduz à salvação, e também dá testemunho de Cristo, que é o mistério de Deus (Ref. 2Tm. 3:15-17, Jo. 5:39). Entre tantos mistérios da Bíblia, vamos estudar as profecias sobre Melquisedeque e entender Cristo, que é o núcleo mais importante da nossa salvação.
Melquisedeque, o sacerdote de Deus
Hb. 5:11-14 『A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.』
O escritor da Epístola aos Hebreus disse que tinha muitas coisas que dizer sobre Melquisedeque, que havia aparecido no Antigo Testamento. Para crescer na fé e compreender completamente Deus, era necessário aprender muitas coisas sobre Melquisedeque, mas havia aspectos difíceis de entender para os santos da igreja primitiva, embora dizendo-lhes muitas coisas a respeito dele.
Mas, chegou o devido tempo em que o povo de Deus tem um perfeito entendimento e compreensão sobre Melquisedeque. Investigando a origem de Melquisedeque, vamos resolver o mistério de Deus relacionado com Melquisedeque, que é Cristo.
Gn. 14:17-20 『Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei. Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.』
Quando Abraão, o antepassado da fé, voltava depois de derrotar os seus inimigos em uma batalha, Melquisedeque, o sacerdote de Deus, apareceu e o abençoou com pão e vinho, e Abraão ofereceu a Melquisedeque o dízimo do espólio da batalha, em recompensa por sua bênção.
Aqui, temos que prestar atenção aos costumes e regras do sacrifício daqueles dias de Melquisedeque. Naquele tempo, os sacerdotes sacrificavam animais e ofereciam o seu sangue a Deus, quando abençoavam ou davam o perdão de pecados a alguém, ou quando estabeleciam uma aliança. No entanto, Melquisedeque abençoou Abraão com pão e vinho, que era uma forma diferente de sacrifício, comparada com os costumes daqueles dias.
Cristo, o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque
Quando estudamos comparando o Antigo e o Novo Testamento, podemos saber que o Antigo Testamento é uma sombra, e que oNovo Testamento é a sua realidade; em outras palavras, o Antigo Testamento é uma profecia, e o Novo testamento é seu cumprimento.
Já que houve uma história de Melquisedeque que abençoou Abraão com pão e vinho no Antigo Testamento, que é uma sombra, deve haver também a sua realidade semelhante a essa história no Novo Testamento. Então, vamos averiguar como se cumprem no Novo Testamento as profecias sobre Melquisedeque do Antigo Testamento.
Mt. 26:17-19, 26-28 『No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa? … Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.』
Jesus veio como o sumo sacerdote espiritual, mas exerceu o seu ministério usando pão e vinho como ofertas de sacrifícios a Deus, no lugar de sacrificar animais como costumavam fazer os sacerdotes daquela época. Jesus prometeu a remissão de pecados e a vida eterna por ter estabelecido a Nova Aliança, dizendo que o pão da Páscoa é seu corpo e o vinho da Páscoa é seu sangue.
Assim como no Antigo Testamento o Melquisedeque físico abençoou Abraão com bênçãos físicas mediante pão e vinho, no Novo Testamento, Jesus que era o Melquisedeque espiritual nos abençoou com a vida eterna por meio do pão e do vinho da Páscoa em Sião, segundo as profecias de Melquisedeque.
Através da Epístola aos Hebreus, vamos confirmar mais uma vez que Melquisedeque realmente representa Jesus, e que Jesus apareceu como a realidade de Melquisedeque.
Hb. 5:5-10 『Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque … embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.』
Jesus se tornou sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque ao abençoar o povo através do pão e do vinho da Páscoa, diferente dos demais sacerdotes que sacrificavam animais. Está muito claro que Jesus é Melquisedeque. Porém, a Bíblia diz que há muito o que dizer a respeito de Melquisedeque, mas que é difícil de explicar. Vamos analisar mais profundamente o assunto de Melquisedeque.
O mistério de Melquisedeque
Hb. 7:1-3 『Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.』
Há dois mil anos, Jesus veio como a realidade de Melquisedeque, mas ainda faltavam alguns requisitos de Melquisedeque que Jesus não cumpriu.
Primeiro, a Bíblia disse que Melquisedeque não tinha genealogia. Biblicamente, a genealogia é a dos israelitas registrada na Bíblia. A genealogia de Jesus se registra no princípio dos Evangelhos escritos pelos apóstolos que deram testemunho dele. Então, a profecia de que Melquisedeque não tinha genealogia não se refere a Jesus.
Mt. 1:1-16 『Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judáe a seus irmãos … Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.』
Desta maneira, o nome de Jesus se registrou na genealogia dos israelitas. Por isso, não se cumpriu a profecia: “Cristo, que veio como Melquisedeque, tinha que ser um gentio sem genealogia”. Por esta razão, era difícil definir firmemente que Jesus, na sua primeira vinda, cumpriu completamente a profecia de Melquisedeque.
Também, a Bíblia disse que Melquisedeque não tinha pai e nem mãe. O que significa na Bíblia o fato de que alguém não tem pai e nem mãe?
Mt. 12:46-50 『Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: … Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.』
Se for visto espiritualmente pelos ensinamentos de Jesus, pode ser formada uma relação que podemos dizer que é pai, mãe, irmão ou irmã, quando cremos em Deus, fazendo a vontade de Deus. Por isso, como está escrito: “sem pai, sem mãe”, esta parte pode explicar-se espiritualmente da seguinte maneira: “Cristo, que é a realidade de Melquisedeque, há de nascer de pai e mãe gentios que não creem em Deus”. Mas, Jesus nasceu de José e Maria, que acreditavam totalmente em Deus.
Cristo que vem pela segunda vez como Melquisedeque
Com certeza, Jesus Cristo veio como Melquisedeque, mas na sua primeira vinda houve algumas partes que não satisfizeram as condições de Melquisedeque. Por isso, a fim de cumprir comple-tamente as profecias de Melquisedeque, Cristo deve aparecer pela segunda vez aos que o esperam.
Hb. 9:27-28 『E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.』
Espiritualmente, Cristo está sempre conosco. Mas, como está escrito que Cristo aparecerá pela segunda vez, podemos entender que Cristo aparece em carne ao vir pela segunda vez, como na sua primeira vinda. Quando Cristo vem pela segunda vez, há de cumprir as profecias que não se cumpriram na sua primeira vinda, e segundo a profecia de Melquisedeque que não tinha genealogia, há de nascer em um país gentio que não tenha a genealogia de Israel; e de acordo com a profecia de Melquisedeque que não tem pai e nem mãe, há de nascer de uma família incrédula; e sem falta há de abençoar-nos com a vida eterna mediante o pão e o vinho da Páscoa.
Seguindo as profecias dos profetas, Cristo Ahnsahnghong nasceu em um país gentio, Coreia, nos confins da terra, no oriente, cujo povo não pode registrar-se na genealogia de Israel; seu pai e sua mãe físicos eram incrédulos. Também, ele nos abençoou com a vida eterna através do pão e do vinho da Páscoa. Cristo Ahnsahnghong é o Melquisedeque testificado pela Bíblia e por todos os profetas.
Embora houvesse muitos teólogos no mundo, nenhum cumpriu as profecias anteriores exceto Cristo Ahnsahnghong. Isso porque somente Deus é capaz de nos dar a vida eterna por meio da Páscoa, conforme as profecias de Melquisedeque.
Devemos crer em Melquisedeque que veio segundo as profecias da Bíblia. Deus profetizou mediante o profeta Isaías, que Melquisedeque apareceria nos últimos dias e daria a vida eterna aos que o recebem.
Is. 25:6-9 『O SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados. Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povose o véu que está posto sobre todas as nações. Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SENHOR Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o SENHOR falou. Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.』
De acordo com esta profecia, Cristo Ahnsahnghong apareceu nesta última época e nos ofereceu um banquete de vida eterna com o pão e o vinho da Páscoa, que é o sinal de Melquisedeque. A Páscoa desa-pareceu por 1600 anos, desde que foi abolida no Concílio de Niceia em 325 d.C. A Bíblia testifica que é Deus quem destrói a morte para sempre e nos dá vida eterna com vinhos velhos, isto é, a Páscoa que não havia sido celebrada por muito tempo.
Entre as pessoas do mundo, quantas pessoas podem reconhecer Deus que veio em carne para guiar a humanidade ao caminho da vida eterna, segundo as profecias da Bíblia? Devemos dar graças de verdade a Deus por ter nos dado sabedoria e entendimento para reconhecer Cristo Ahnsahnghong, que é o mistério de Deus e a realidade de Melquisedeque.
Também na primeira vinda de Jesus, numerosos líderes religiosos e judeus não reconheceram Cristo, vendo-o como um simples homem, e assim foram todos destruídos. Entretanto, os apóstolos, como Pedro, reconheceram Jesus como o Cristo que havia aparecido segundo as profecias, e o receberam, e assim foram abençoados e entraram no reino dos céus. Do mesmo modo, se reconhecermos Deus, receberemos grandes bênçãos.
Está escrito que o povo de Deus dá testemunho de quem restaura a Páscoa da vida com vinhos velhos, dizendo: “Eis que este é o nosso Deus”. Assim mesmo, devemos compreender completamente Cristo Ahnsahnghong, que apareceu como Melquisedeque e nos permitiu a bênção da vida eterna, e louvá-lo e entrar em sua salvação. E também espero que todos os irmãos e irmãs de Sião preguem nosso Deus, que veio a esta terra para nos salvar segundo as profecias de Melquisedeque, e guiem todos os povos e nações ao caminho da vida.