É proibido copiar e distribuir os sermões em texto. Por favor, guarde o que compreendeu através dos sermões no seu coração e espalhe-o pela fragrância de Sião.
Edifiquem a bondade
“Edificar a bondade” significa entender e aceitar os outros com uma mente ampla como o mar, como está escrito nas lições da Mãe. Na Bíblia há muitas lições sobre a bondade. Isto porque a bondade é uma das mais importantes virtudes que devem possuir os que têm sido chamados para mostrar a glória da Mãe celestial ao mundo inteiro.
Já que somos filhos de Deus, devemos reverenciar e adorar a Deus com todo o nosso coração, nossa mente e nossas forças, guardando as leis de Deus. Fazendo todas estas coisas, devemos edificar a bondade. Isto é o que Deus quer que façamos. Seguindo esta vontade de Deus, gravemos em nosso coração as palavras de Deus: “Edifiquem a bondade”, e dediquemos um tempo para refletir sobre o caminho da fé em que viemos correndo sempre sem respirar.
A bondade é superior à sabedoria ou à autoridade
Na Dinastia Choson (última dinastia da Coreia), havia um oficial muito conhecido que se chamava Song Dong-chun. Quando ele tinha dez anos, um ancião da sua família lhe fez algumas perguntas para saber quanta inteligência e sabedoria ele tinha. A primeira pergunta foi: “Qual é a diferença entre as seguintes expressões: não atrever-se a enganar, não ter coração para enganar, e ser incapaz de enganar?” O menino Song Dong-chun respondeu assim:
“Ninguém se atreve a enganar um homem com autoridade, porque sente medo de enganá-lo. Ninguém tem coração para enganar um homem bondoso porque ele se comove do fundo do coração por esse homem. E ninguém é capaz de enganar um homem sábio, porque é superado pela sua brilhante sabedoria.”
Depois de escutar a sua resposta, o ancião lhe perguntou de novo: “Entre os três homens, quem é o melhor?” A esta segunda pergunta, Song Dong-chun respondeu: “O melhor homem é o bondoso que não deixa os outros terem coração para enganar”.
“Diante da bondade desse homem, o coração para enganar desaparece. Por esta razão, esse é o melhor homem dentre os três. Um homem que não pode ser enganado pela sua própria sabedoria pode ser o segundo porque os outros não podem enganá-lo por falta de sabedoria. Por último, um homem com autoridade é o terceiro porque ele, fazendo com que os outros tenham medo por essa autoridade, impede-os de terem o coração para enganar.”
Assim, a bondade é a melhor virtude que os humanos devem ter. Desde a antiguidade, os nossos antepassados têm nos dado a lição de que devemos edificar a bondade e humilhar-nos para que nos tornemos homens virtuosos e honrados. Deus também nos dá o mesmo tipo de ensinamento através da Bíblia.
Sigamos o que contribui para a edificação de uns para com os outros
Através da Bíblia, Deus nos ensina a “fazer o que contribui para a edificação de uns para com os outros”, e a “considerar os outros como melhores do que nós”. Já que temos sido chamados para sermos os sacerdotes reais no reino de Deus, cada um de nós deve esforçar-se para ser uma pessoa virtuosa, considerando os outros como melhores do que nós, segundo o ensinamento de Deus.
Rm. 14:17-19 『Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.』
A Bíblia diz que todos os que servem a Deus seguem o que contribui para a paz e a mútua edificação. Enquanto vivemos neste mundo, sendo atingidos pelo ar egoísta ao nosso redor, sem intenção, esquecemos os costumes do reino de Deus. Mesmo assim, somos o povo que serve a Deus, por isso devemos continuar a guardar os costumes do reino de Deus e pregar os ensinamentos de Deus ao mundo inteiro. Como povo de Deus que voltará ao reino dos céus que está cheio de beleza, paz, gozo, vida eterna e esperança, não devemos esquecer os costumes de Deus. Os costumes do reino de Deus constituem em esforçar-se pela paz e em seguir o que contribui para a mútua edificação. Este é o dever que devemos cumprir como cidadãos do céu.
A maioria das pessoas, quando ouve a palavra “terra natal”, primeiro pensa em sua “mãe”. Todos têm seu pai e sua mãe em sua terra natal. Porém, é a mãe quem vem primeiro à mente, juntamente com as memórias da sua terra natal. Isto se deve provavelmente à bondade amorosa da “mãe”, que abraça carinhosamente todos os seus filhos com amor e carinho, e que toca seus corações mais profundamente do que a autoridade ou a dignidade do “pai”.
Deus nos ensina que nós, o povo de Deus, devemos dar primeiramente prioridade à edificação dos outros. As virtudes espirituais que devemos possuir se edificarão naturalmente quando considerarmos os outros superiores a nós, e quando os servirmos e os tratarmos com consideração devota.
Rm 15:1-2 『Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.』
Devemos examinar-nos para saber se temos feito o bem e tentado edificar as virtudes e a bondade em nossa família e sociedade, de acordo com os ensinamentos de Deus. É importante correr com afinco para frente, e também é útil tirar tempo para refletir na nossa vida passada. “Quanto bem tenho feito para minha família, para meus vizinhos e para meus irmãos e irmãs de Sião? Quanto tenho me esforçado para retribuir ao Pai e à Mãe celestiais por sua graça e seu sacrifício para salvar-me?” Assim precisamos refletir constantemente sobre nós mesmos.
Os índios da América do Norte, quando montam um cavalo, se detêm a meio caminho e olham para trás um instante, pois preocupa-lhes que sua alma não possa alcançar seu corpo que vai correndo tão rápido. Assim esperam um momento para que sua alma acompanhe seu corpo. O tempo voa como uma flecha, e nossa vida está muito ocupada e passa muito rápido. Nós também precisamos deter-nos por um instante, e tomar um tempo para ver as coisas que temos feito.
Quando olhamos o passado, há coisas que deveríamos ter feito como filhos de Deus, e obrigações que deveríamos ter cumprido como seres humanos. Se temos descuidado em praticar os ensinamentos graciosos de Deus, apenas lendo-os e escutando-os, ainda não é tarde demais para começar. Pelo resto da nossa vida nesta terra, estendamos a bondade à nossa família, aos vizinhos, aos irmãos e irmãs na fé, e a todos os nossos conhecidos, segundo a palavra de Deus.
Não é muito difícil edificar a bondade. Comecemos com algo pequeno. Que tal escrever uma pequena carta aos que não temos visto ou perdido o contato por muito tempo? Praticar a bondade não é algo muito grande. Se começarmos com um pequeno passo, certamente cada um de nós será capaz de viver como Deus nos ensinou, agradando o seu vizinho edificando a bondade e as virtudes. Mesmo que o mundo esteja se tornando duro e que as pessoas, mais egoístas, todos nós, o povo de Sião que crê em Deus, devemos ser pessoas realmente virtuosas.
Pondes toda diligência em associar com a vossa fé a virtude
2Pe. 1:4-10 『pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.』
Deus nos ensina a acrescentar virtude à nossa fé. Ele diz que é importante não só ter fé, mas também acrescentar virtude à nossa fé, de modo que possamos participar da natureza divina. Os que não fazem estas coisas são como cegos espirituais. O que acontecerá se um cego guiar outro cego?
É muito importante praticar a bondade. As pessoas do mundo consideram tontos os que fazem o bem, que concedem aos demais e que se humilham. Pelo contrário, eles consideram bom fazer muita publicidade, presumir e vangloriar-se aos outros. Mesmo assim, este não é um ensinamento de Deus. Deus nos diz que acrescentemos virtude à nossa fé. Deus é o maior mestre, e seus ensinamentos são superiores a qualquer coisa idealizada pelos homens. Portanto, não devemos comprometer-nos com a realidade do mundo, nem contaminar-nos com as coisas mundanas, segundo os ensinamentos do mundo. Pelo contrário, devemos pôr toda diligência em edificar a bondade e as virtudes, de acordo com os ensinamentos de Deus que nos concede coisas eternas.
Pv. 31:20-30 『Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado … Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.』
Há numerosas bondades no mundo, mas a Bíblia diz que a melhor e mais louvável bondade é o temor a Deus. Cada um de nós também deve ser uma pessoa bondosa e virtuosa, como a mulher mencionada no versículo anterior. Se nós estamos correndo para frente sem olhar ao nosso redor, desde agora vamos prestar atenção às pessoas que estão à nossa volta, e compartilhar com elas a bondade de Deus, para que a luz da glória de Deus ilumine muito mais.
Não importa quão fortemente o diabo, nosso inimigo, tenta difamar a verdade usando todo tipo de falsas evidências, pois a verdade nunca cairá, senão que sempre triunfará. A verdade também tem seus seguidores com toda confiança. As pessoas deste mundo colocam um cercado invisível ao redor de Sião, usando todo tipo de palavras malvadas e de difamações, e tentam impedir-nos de ir a Sião. Mas, se participarmos da natureza divina seguindo completamente os ensinamentos de Deus e armando-nos com as palavras da verdade de Deus, ninguém neste mundo poderá cobrir a luz da glória de Deus.
Se fizermos o bem segundo os ensinamentos de Deus, a nossa família e os nossos vizinhos verão as nossas boas obras, e se arrependerão e virão a Sião. Então, quando entrarem no céu juntamente conosco, nos darão muitas graças. Por isso, a Bíblia nos diz que a melhor virtude é a bondade que sai de um coração cheio de graça que teme a Deus, e não de uma linda aparência.
Busquem as coisas de cima
A fim de nos tornarmos pessoas realmente bondosas, devemos buscar as coisas de cima, as coisas do céu. Quando anelarmos as coisas celestiais, naturalmente nos tornaremos bondosos.
Cl. 3:1-10 『Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus … Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não
mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.』
A Bíblia mostra que devemos olhar para as coisas de cima, e não para as coisas da terra, a fim de edificar a bondade. Quando entrarmos no reino celestial, deixaremos para trás todas as coisas terrenas. Numerosos heróis, sábios e filósofos apareceram e se foram deste mundo, mas nenhum deles pôde levar nada consigo no momento de deixar a terra.
É por esta razão que a Bíblia nos ensina a buscar as coisas de cima. Isto não significa que podemos descuidar da nossa vida física. Também precisamos viver nesta terra fielmente, porque há também uma vontade específica de Deus para as nossas vidas nesta terra. Não obstante, se perseguimos somente as coisas terrenas, esquecendo as celestiais, chegaremos a perder o equilíbrio tanto em nossa vida física como na espiritual.
Antes de conhecer a Deus, havíamos vivido segundo a nossa natureza terrena. Mas, agora temos conhecido a Deus. Portanto, devemos desfazer-nos das velhas maneiras de pensar e de viver, que tínhamos antes de conhecer a Deus, e vestir-nos do novo homem. Deixar esta forma é edificar a bondade em Deus. Despojando-nos do velho homem e revestindo-nos do novo, sejamos transformados em pessoas virtuosas, deixando para trás o que éramos antes de crer em Deus, e pronunciemos os ensinamentos justos do Pai e da Mãe celestiais a todas as pessoas ao nosso redor.
A bondade comove o coração
A razão pela qual devemos esforçar-nos para edificar a bondade é para não nos mancharmos com este mundo ímpio. Quando nos esforçarmos para edificar a bondade e parecer-nos à natureza de Deus, poderemos agradar o Pai e a Mãe celestiais, e glorificá-los como seus filhos.
2Tm. 3:1-5 『Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.』
Esta geração é egoísta e não tem amor, e o mundo está se tornando cada vez mais duro. Deus nos diz que não nos conformemos com este século, senão que nos afastemos dos que têm forma de piedade, isto é, piedade artificial, mas negam o poder dela. Por este motivo, devemos seguir o que contribui para a edificação da bondade.
Nos ensinamentos de Confúcio, há um dito muito sábio: “Se é virtuoso, não estará sozinho. Sempre terá amigos”. Se prestarmos atenção aos ensinamentos de Deus e procurarmos segui-los, muitas pessoas ao nosso redor se comoverão e virão ao caminho de salvação.
A dignidade, a autoridade, o conhecimento ou a sabedoria não podem comover o coração de uma pessoa. Só a bondade e o amor podem comover uma alma. Como povo de Sião, sigamos o que contribui para a bondade, sempre considerando os outros superiores a nós, como Deus nos tem ensinado. Seguindo o exemplo de Deus, devemos servir aos outros e irradiar brilhantemente a luz da glória de Deus a todas as pessoas ao nosso redor, para que a nossa vida esteja cheia de graça.