É proibido copiar e distribuir os sermões em texto. Por favor, guarde o que compreendeu através dos sermões no seu coração e espalhe-o pela fragrância de Sião.
“Eu” que pertenço a Deus e “Eu” que pertenço a mim mesmo
Em nossa peregrinação de fé para o eterno reino dos céus, vamos examinar que tipo de pessoa somos: “eu que pertenço a Deus”, ou “eu que pertenço a mim mesmo”? Quando refletimos sobre nós mesmos, chegamos a compreender que quase sempre temos pertencido a “mim mesmo” e não a “Deus”. Em nosso coração, sempre pensávamos que devíamos ser “eu que pertenço a Deus”.
Mesmo assim, em muitas ocasiões não temos vivido pertencendo completamente a Deus. Agora, vamos ter um tempo de reflexão para nos examinar e para ver se vivemos como “eu que pertenço a Deus” ou como “eu que pertenço a mim mesmo”, através das palavras de Deus.
A dureza e a arrogância de “eu que pertenço a mim mesmo”
A Bíblia ensina que os que pertencem a Deus escutam a sua palavra, mas os que não escutam a palavra de Deus não lhe pertencem.
Jo. 8:47 『Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.』
A pessoa, que escuta o que Deus diz e lhe obedece, é a que pertence a Deus. Ao contrário, a pessoa que não obedece à palavra de Deus é a que vive como “eu que pertenço a mim mesmo”, e não como “eu que pertenço a Deus”.
Se alguém vive como “eu que pertenço a mim mesmo”, é porque ainda tem arrogância e dureza. A sua dureza e o seu coração não arrependido fazem com que caia sobre si o castigo de Deus.
Rm. 2:1-5 『… Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus.』
Se alguém ainda tem arrogância e o coração não arrependido, é uma prova que vive como “eu que pertenço a mim mesmo”. Embora Deus se esforce para guiar os seres humanos ao reino dos céus, se eles se agarrarem aos seus próprios pensamentos e seguirem seus próprios caminhos no lugar do caminho de Deus, se afastarão do eterno reino celestial e atrairão a destruição sobre si mesmos no final. Devemos abandonar nossa dureza e arrogância e viver como “eu que pertenço a Deus”, e não como “eu que pertenço a mim mesmo”, de acordo com a palavra de Deus.
“Eu que pertenço a Deus” e a obediência
Havia uma senhora idosa que lançava seu bordão para o céu. Fazia o mesmo uma e outra vez. Passou um viajante e viu o que ela fazia, e muito curioso ele lhe perguntou:
“Desculpe, Senhora! Posso perguntar-lhe o que está fazendo? Por que está lançando esse bordão para o céu?”
Ela respondeu:
“Lanço meu bordão para decidir aonde ir, mas sempre aponta à esquerda, mesmo lançando-o várias vezes. Quero ir à direita quando o bordão apontar para a direita. Por isso, continuo lançando meu bordão até que aponte à direita.”
Se a sua intenção era ir para a direita, simplesmente devia ir para a direita. Ainda assim, teimosamente continuou a insistir em satisfazer a sua própria intenção. Esta é a forma como os seres humanos fazem as coisas.
É possível levar uma vida como “eu que pertenço a Deus” só quando cada um de nós obedecer completamente à palavra de Deus. Entre os ensinamentos de Deus, se seguirmos o que nos agrada e descuidarmos do que não nos agrada, e insistirmos em nossa própria maneira, isto não seria diferente do tonto ato de lançar um bordão até que aponte à direita, não é assim? Se não seguirmos a verdade da vida que Deus nos tem dado para nos guiar ao caminho para o eterno reino dos céus, e em troca torcermos a palavra de Deus para ajustá-la aos nossos próprios pensamentos, provocaremos a ira de Deus.
1Sm. 15:22-23 『Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.』
A Bíblia diz que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e que a rebelião é como o pecado de feitiçaria. Deus prepara graciosos resultados para os que lhe obedecem. No entanto, um miserável destino espera pelos que não obedecem e que insistem em sua própria maneira e vivem como “eu que pertenço a mim mesmo”, e não como “eu que pertenço a Deus”, como Saul.
O destino dos que não pertencem a Deus
Este exemplo também se encontra na peregrinação dos israelitas do Egito para Canaã. A maioria deles não viveu como “eu que pertenço a Deus”, senão como “eu que pertenço a mim mesmo”. Por esta razão, eles continuaram murmurando por todo o caminho pelo qual Deus os havia guiado. Murmuraram por falta de comida e de água. Mas, Deus tirou água da rocha para eles, e fez chover pão do céu para que comessem durante 40 anos.
Mesmo que Deus lhes havia preparado todas as coisas e os havia guiado, eles não compreenderam a vontade de Deus. Não viram as coisas com olhos de fé, e julgaram com seus próprios pensamentos e padrões. Como resultado, a ira de Deus caiu sobre eles e foram todos destruídos no deserto, antes de entrar na terra de Canaã.
1Co. 10:1-5 『Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto.』
Deus não se agradou da maioria dos israelitas, porque não lhe pertenceram. Tomando esta advertência da história dos israelitas, que viveram como “eu que pertenço a mim mesmo” e finalmente foram destruídos, devemos desfazer-nos do “eu mesmo” que está dentro de nós.
Quando Deus escolhe sacerdotes ou homens que têm cargos responsáveis, Deus tem posto a condição de que não devem ser soberbos (Ref. Tt. 1:7). Ele tem chamado os que desejam fazer a vontade de Deus e não insistem em sua própria maneira, como seus ministros e obreiros.
2Pe. 2:9-12 『É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores, ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor. Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos.』
Deus faz uma advertência aos que vivem como “eu que pertenço a mim mesmo”, dizendo que castigará os que insistem em si mesmos e não temem a Deus, no Dia do Juízo. Devemos nos esforçar para nascer de novo como “eu que pertenço a Deus”, obedecendo à vontade de Deus. Ademais, sempre temos que discernir o que agrada a Deus e o que temos que fazer como povo de Deus.
Podemos ver Deus Elohim quando eliminamos a nossa dureza
Acreditamos em Deus Pai e Deus Mãe, seguindo a vontade e os ensinamentos de Deus descritos na Bíblia. Mesmo assim, a maioria das pessoas do mundo rejeita os ensinamentos de Deus e insiste em seus próprios caminhos. Seu conhecimento, ideias fixas e preconceitos, chegam a ser um obstáculo no caminho a Deus.
Estamos no processo de ser mudados para “eu que pertenço a Deus”, esforçando-nos para seguir obedientemente a palavra de Deus, mesmo sendo contrária aos nossos pensamentos. Desfazendo-nos de tudo o que vá contra a palavra de Deus, temos que honrar e adorar corretamente a Deus, segundo os seus ensinamentos.
Agora, através do livro de Gênesis conheçamos a Deus, que é diferente de como a maioria das pessoas imagina.
Gn. 1:26-27 『Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.』
Deus disse: “Façamos o homem”. E quando o homem foi criado à imagem de Deus, foram criados homem e mulher. Através deste fato, podemos entender facilmente que Deus não tem apenas imagem masculina, mas também imagem feminina.
Se Deus fosse um só, seria uma grande contradição para Deus dizer: “Façamos o homem à nossa imagem”. Apesar da clara evidência, muitas pessoas no mundo insistem obstinadamente que só há Deus Pai, apesar de ler a mesma Bíblia. Não podemos deixar de duvidar da sua maneira de ler a Bíblia.
Na primeira página da Bíblia, livro que Deus tem dado aos seres humanos para a sua salvação, Ele nos ensina que há Deus Mãe assim como há Deus Pai. Durante muito tempo, as pessoas têm chamado a imagem masculina de Deus de “Pai”.
Mt. 6:9 『Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.』
Jesus disse aos seus discípulos que chamassem “Pai nosso” a Deus, que estás nos céus. Lendo este versículo, muitas pessoas chegam à conclusão de que Deus é um só, o Pai, e adquirem uma ideia fixa de que jamais poderia existir Deus Mãe.
Na verdade, quando ensinou os seus discípulos a orar, a razão por que Jesus mencionou apenas Deus Pai foi por estar profetizado que Deus Mãe apareceria nos últimos dias, na época do Espírito Santo.
Gl. 4:26 『Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe.』
Esta palavra também está bem escrita na Bíblia. Apesar disso, não creem em Deus Mãe por sua dureza e seu coração não arrependido, e assim estão acumulando para si mesmos a ira de Deus. Eles reconhecem a Deus Pai, mas insistem que Deus Mãe não existe, mesmo depois de confirmar sua existência na Bíblia. São como aquela senhora idosa que insistia em lançar seu bordão até que apontasse à direita.
A fim de sermos salvos, devemos lançar fora este tipo de dureza. Entre todas as criaturas viventes da terra, não há nenhuma que possa existir sem um pai nem uma mãe. Não apenas a Bíblia, mas também todas as criaturas do universo mostram que há Deus Mãe assim como há Deus Pai. Apesar disto, as pessoas não podem encontrar Deus Mãe devido à sua dureza.
Ap. 22:17 『O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.』
Deus, que criou o homem e a mulher à sua própria imagem, como está escrito no primeiro capítulo da Bíblia, era Elohim. Em outras palavras, eram Deus Pai, que era modelo do homem, e Deus Mãe, que era modelo da mulher. No último capítulo da Bíblia, Elohim aparece como o Espírito e a Noiva, e nos chamam que venhamos para receber a água da vida. O Espírito é Deus Pai, que há de vir nos últimos dias. Portanto, a Noiva, a Esposa do Espírito, é Deus Mãe, não é mesmo?
Hoje, o mundo sofre de sede espiritual porque não conhece o Espírito e a Noiva, que dão a água da vida. Se pudéssemos receber a água da vida sem que o Espírito e a Noiva tivessem vindo, não seria necessário que eles viessem a esta terra, e nem nos chamariam para que viéssemos para receber a água da vida.
Sejamos filhos de Deus que pertencem a Deus
A Bíblia indica que temos não apenas Deus Pai, mas também Deus Mãe, e que podemos receber a salvação somente quando nos aproximarmos de Deus Pai e Deus Mãe. Cada um de nós deve se tornar uma “pessoa que pertence a Deus”, obedecendo à vontade de Deus completamente, guardando no coração a providência de Deus revelada através de todas as coisas e da vontade de Deus contida na Bíblia.
2Co. 10:3-6 『Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.』
A palavra de Deus é verdadeira e perfeita, e não tem mentira. Nenhuma teoria deste mundo é mais necessária do que a palavra de Deus. A palavra de Deus derruba argumentos e cativa todo pensamento para fazer obedecer a Cristo. Então, já que a palavra de Deus dá testemunho de Deus Mãe, devemos abandonar nossos próprios pensamentos e obedecer à palavra de Deus completamente.
A razão por que chamamos Deus de “Pai” é que somos membros da família celestial. Quando os filhos voltam a casa, primeiro chamam a sua mãe. Através da mãe, podemos sentir o calor do amor carinhoso, isto é o instinto humano que Deus deu aos seres humanos. Muitas pessoas no mundo falam do amor de Cristo, embora não conheçam o amor de Deus Mãe que veio a esta terra para buscar seus filhos perdidos. No entanto, sem conhecer a Mãe, que é o amor e a vida, ninguém pode viver em seu perfeito amor.
Ainda há muitas almas que não conhecem a Deus Mãe e a negam insistindo em sua estupidez. Ainda para estas duras almas, Deus deu testemunho de Deus Mãe desde o princípio do mundo até agora. Vamos ajudá-las a desfazer-se da sua dureza e a tornarem a ser “os que pertencem a Deus”, para que possam ser salvas. Seguindo os mandamentos de Deus de “ir e fazer discípulos de todas as nações”, guiemos todas as pessoas de todas as partes do mundo aos braços da Mãe, como “os que pertencem a Deus”. Assim, não somente nós, mas também todas as demais pessoas do mundo conhecerão a Mãe e ansiarão o amor e a salvação dela. Realmente desejo que todos vocês recebam as bênçãos do céu levando a cabo fielmente a valiosa missão de pregar Deus Pai e Deus Mãe.