한국어 English 日本語 中文简体 Deutsch Español हिन्दी Tiếng Việt Русский LoginCadastre-se

Login

Bem-vindo(a)!

Obrigado por visitar a página web da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial.

Você pode fazer login para acessar a área exclusiva para os membros da página web.
Login
Usuário
Senha

Esqueceu-se da Senha? / Cadastre-se

É proibido copiar e distribuir os sermões em texto. Por favor, guarde o que compreendeu através dos sermões no seu coração e espalhe-o pela fragrância de Sião.

Os que hão de mostrar a glória de Deus

Nós nos esforçamos para glorificar a Deus quando pregamos o evangelho, e com boas obras damos-lhe glória. Mas, no final tudo isto é para o nosso próprio bem. A Mãe disse que se dermos glória a Deus, essa glória voltará a nós mesmos.

Para o povo de Deus, uma das virtudes mais importantes é mostrar a glória de Deus. Muitas das profecias da Bíblia nos dizem que fomos criados para a glória de Deus. Vamos obter sabedoria por meio da Bíblia, para entender quem somos e como podemos mostrar a glória de Deus mais grandemente ao percorrermos pelo caminho da vida de fé.


A vida humana é uma viagem de peregrinação para o nosso lar celestial


Um pai e seu filho fizeram juntos uma viagem de longa distância a pé. De repente, ao longo do caminho se estendiam as lindas paisagens como pinturas, as quais agradaram os olhos dos viajantes já esgotados pela longa viagem.

O filho encantado com a beleza das paisagens ao seu redor começou a pedir ao seu pai incessantemente que se armasse a tenda para ficar ali ao invés de ir até ao destino. Por ter pedido incansavelmente, seu pai permitiu-lhe que ficasse ali por alguns dias. Ao ouvi-lo, seu filho cheio de alegria começou a armar a tenda e pegando alguns galhos de umas árvores fez uma cerca ao redor da tenda. Então, seu pai lhe disse:

“Filho, não vamos ficar aqui, daqui a alguns dias vamos deixar este lugar e voltar para casa que é o nosso destino. Não te apegues a este lugar.”

No entanto, o filho não prestou atenção às palavras do seu pai. Ele também plantou flores ao lado da cerca feita com troncos bem firmes. Com isso, parecia que ele queria viver ali.


Como o pai e o filho desta história, nós somos viajantes no trajeto da vida. A nossa viagem terminará no céu, e o nosso destino é o eterno lar celestial.

O nosso Pai faz-nos lembrar do nosso lar com as suas palavras. Mas, às vezes nós esquecemo-nos do nosso eterno reino. Como o filho que se apegou à paisagem, e quis fazer uma casa e um belo jardim para viver ali, nós às vezes também pomos o nosso coração nas coisas terrenas, ao invés do verdadeiro reino de Deus, não escutando atentamente a voz do Pai que diz para corrermos para o nosso lar!

Claro que não podemos ser totalmente indiferentes à nossa vida terrena, mesmo sendo temporária. Mas não podemos esquecer o reino dos céus, que é o destino da nossa viagem. Agora precisamos refletir para examinar se estamos vivendo uma vida que marcha fortemente para o reino dos céus, o nosso destino, ou, se estamos vivendo uma vida que se afasta do reino dos céus pensando apenas nas coisas visíveis deste mundo.


Homens criados para a glória de Deus


Como estamos viajando pelo caminho para o reino dos céus, temos que mostrar a glória de Deus, para alcançar o nosso destino que é o céu, porque fomos criados para a sua glória.

Is. 43:1-7 『… Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.』

Is. 60:21-22 『Todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. O menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; eu, o SENHOR, a seu tempo farei
isso prontamente.』


O profeta Isaías afirmou que o povo de Deus existe para mostrar a glória de Deus. E profetizou que quando os filhos de Deus mostrarem completamente a glória de Deus, o menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte.

Fomos criados para a glória de Deus. Então, como podemos mostrar a sua glória mais grandemente? Para isso, vamos verificar através da história antiga na Bíblia.


A glória de Deus se revela mediante a obediência


2Rs. 5:1-14 『Naamã, comandante do exército do rei da Síria ... era ele herói da guerra, porém leproso. Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra ... Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? ... Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.』

No passado, a lepra era conhecida como uma doença incurável e era chamada de “castigo do céu”. Naamã, comandante do exército do rei da Síria, que padecia por causa desta terrível doença, visitou o profeta de Israel chamado Eliseu para pedir a sua ajuda. Mas Eliseu inspirado por Deus, não saiu para receber Naamã, que era comandante do exército de uma nação, mas apenas enviou um mensageiro que lhe disse: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e serás curado”.

Naamã, que esperava que o profeta realizasse uma cerimônia especial para curá-lo, ficou furioso. Se ele tivesse continuado furioso, deixando-se levar por suas emoções e desobedecendo à palavra de Deus, não poderia experimentar a glória e o poder de Deus.

Ele irou-se quando pôs os seus sentimentos acima das palavras de Deus. Mas, quando obedeceu a essas palavras conforme seus servos recomendaram, foi curado completa e surpreendentemente da sua lepra. Então, compreendeu a existência e o poder de Deus e o glorificou.

Assim, a grande glória de Deus se revela quando obedecemos a sua palavra com fé. Como no caso de Naamã, a nossa obediência a Deus traz não somente a glória de Deus ao mundo, e sim também as bênçãos e a felicidade para nós mesmos.


A obediência traz vitória


A Bíblia menciona repetidamente exemplos daqueles que mostraram a glória de Deus mediante a obediência. O capítulo 6 do livro de Josué descreve a obra de Deus que trouxe a queda de Jericó. Josué e os israelitas, depois de fazer circuncisão e de celebrar a Páscoa, marcharam contra Jericó, obedecendo à palavra de Deus.

Js. 6:1-5 『Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava. Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas. E será que, tocando-se longamente a trombeta de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido dela, todo o povo gritará com grande grita; o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si.』

Js. 6:15-20 『No sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e, da mesma sorte, rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam a cidade sete vezes. E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos entregou a cidade! … Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas.』

Jericó era uma fortaleza sólida e invencível como baluarte cercado de ferro. Mesmo comparando a condição física, seus habitantes eram grandes e altos, mas os israelitas pareciam gafanhotos ao lado deles. No entanto, pelo poder de Deus suas muralhas caíram instantaneamente.

O que permitiu mostrar a glória de Deus ao mundo inteiro? Foram a fé e a obediência de Josué e dos israelitas.

Assim também foi Gideão. Quando Deus lhe ordenou lutar contra 135 mil com somente 300 homens, se tivesse pensado que era impossível, desobedecendo assim a Deus, teria obtido um resultado desfavorável. Porém, ele obedeceu e Deus realizou uma grande maravilha diante dele, revelando sua glória: Deus disse que os inimigos midianitas se voltariam uns contra os outros com suas espadas. Tudo isso foi resultado da sua fé e obediência.

Deste modo a Bíblia mostra que quando o povo de Deus obedece a sua palavra e a põe em prática voluntariamente, o seu poder milagroso sempre se manifesta e Deus será glorificado.


Cristo deu um exemplo de obediência


Jesus Cristo glorificou a Deus grandemente ao destruir o poder do diabo e libertar a humanidade da escravidão do pecado e da morte. Vejamos com que coração ele fez esta obra e como cumpriu esta grande obra que glorificou a Deus.

Fp. 2:5-11 『Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.』

Segundo a trindade, Jesus é o próprio Deus. Mesmo assim, ele se fez obediente até à morte, para que nós pudéssemos seguir o exemplo de mostrar a glória de Deus. Por isso, a Bíblia testifica que a Jesus foi dado um nome que está acima de todos os nomes.

Jesus que veio em carne se fez obediente até à morte e cumpriu todas as obras mediante a sua perfeita obediência para poder glorificar a Deus e a si mesmo ao mesmo tempo. A obediência é a melhor maneira de glorificar a Deus.


Os 144 mil santos que vivem em obediência


Quem na Bíblia é referido como a pessoa mais obediente que segue o exemplo de Cristo? Quem acredita que é o mais obediente a Deus? O apóstolo João descreveu os 144 mil que hão de aparecer nos últimos dias, como os mais obedientes. Ele escreveu que eles seguem o Cordeiro por onde quer que vá (Ap. 14:1-5).

Eles seguem alegremente a vontade de Deus sem reclamar. Com fé eles estão dispostos a seguir Deus por onde quer que os guie, seja pelo deserto ou por um caminho de espinhos. Já que possuem esta completa obediência, o capítulo 60 do livro de Isaías os descreve como os que mostram a glória de Deus.

Sem obediência nunca poderemos experimentar a glória de Deus. Josué e os israelitas obedeceram à palavra de Deus, e assim puderam ser testemunhas da milagrosa queda das muralhas de Jericó. Eles foram simplesmente obedientes à palavra de Deus, e assim deram glória a Deus.

A Bíblia diz que os 144 mil que hão de aparecer no final dos seis mil anos seguem o Cordeiro por onde quer que vá. E está profetizado que através deles se iluminará a luz da glória de Deus ao mundo inteiro.


Tenham uma fé obediente à palavra de Deus


A história bíblica mostra que a obediência fiel resulta sempre em mostrar a glória de Deus, mas a desobediência traz um resultado desfavorável. O rei Saul é um exemplo de desobediência. Ele não obedeceu à palavra de Deus, e sim seguiu seu próprio pensamento e foi abandonado por Deus. Aqui, Deus nos dá essa instrução: “O obedecer é melhor do que o sacrificar”.

1Sm. 15:22-23 『Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.』

Ao ver os versículos anteriores, precisamos analisar o quanto estamos obedecendo à palavra de Deus. É nosso dever mostrar a glória de Deus através da obediência durante a nossa viagem até ao céu. O apóstolo Pedro nos deu um bom exemplo de obediência.

Ele era pescador. No dia em que passou toda a noite sem pescar nada, Jesus disse-lhe que entrasse mar adentro e lançasse a sua rede. Confiando na palavra de Jesus, Pedro puxou a sua rede e ficou surpreso quando a sua rede voltou transbordante de peixes.
Mediante a sua formosa obediência proveniente da fé, mostrou o esplendor de Deus. Finalmente ele recebeu Cristo e chegou a ser um dos doze discípulos como um “pescador de homens” (Lc. 5:1-11).

A fé obediente à palavra, a qual trouxe um resultado gracioso, mostrou um milagre maravilhoso e a glória de Deus.

Agora, sobre todos os ensinamentos de Deus, tenhamos uma fé como Pedro teve, dizendo: “Farei tudo confiando na sua palavra”. Assim, sejamos os filhos celestiais que mostram a glória de Deus ao mundo inteiro.

Se vocês decidem obedecer, acaso não é melhor seguir o exemplo de Pedro ao invés do exemplo de Naamã? Pedro obedeceu à palavra de Deus imediatamente, mas Naamã não o fez. Ele sentiu-se insultado e irou-se primeiro, porque tinha as suas próprias ideias sobre como ser curado. Deus está pronto para castigar toda a desobediência, quando a nossa obediência for perfeita (2Co. 10:6).

Deus é glorificado em nós ainda mais quando o seguimos alegremente por onde quer que Ele nos guie.

Pensemos em todos os exemplos de obediência: Jesus, o apóstolo Pedro, Naamã, Josué, Gideão. Espero que todos os nossos irmãos de Sião prestem mais atenção à palavra de Deus e obedeçamos completamente a Deus como os 144 mil profetizados.